Pages

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Pintura em vidro

Amélia Loreto

Frasco para pimenta.

Reciclar é sempre bom.

Hoje reciclar lixo é fundamental para uma melhor qualidade de vida, para o meio ambiente e não custa nada. Além disso, há vários tipos de embalagens que podem se transformarem em peças interessantes para a sua casa.

Este vídeo ensina como fazer o reaproveitamento de uma garrafa de suco de uva. O resultado você vê na figura ao lado. E não deixe de assistir ao vídeo com as explicações e detalhes de como fazer.

Qualquer dúvida fale com a Meméia.

Lista de Materiais:
  • 1 frasco de vidro.
  • Canetas para porcelana creative macker compactor coloridas.
Separe também:
  • Álcool e um pano para limpeza.

Veja como ficou o vidro de palmito e a garrafa de suco.

Amélia Loreto
Garrafa para água.
Amélia Loreto
Pote para conserva.



sábado, 20 de julho de 2013

Dia do amigo

Toalha de banho bordada e com barrado em crochê,
 feita pela minha amiga Heleninha. Achei o máximo!

Celebrando a amizade.


20 de julho, Um dia só para o amigo, nada mais justo que comemorar a amizade sincera e verdadeira. Esta data precisa ser comemorada. Todos devem cultivar a amizade porque nos faz forte e é muito bom ter amigos. Já pensou a vida sem amigos? Adoro meus amigos... Gosto de me reunir, brincar, ouvir, falar, pedir conselhos, dar lembrancinhas feitas por mim. Considero uma maneira carinhosa de demonstrar afeto. Quem não gosta de ganhar um mimo feito especialmente para nós?

A verdade é que um trabalho manual possui muito mais do que valor monetário, carrega um pouquinho de quem o faz. Agrega sentimento e carinho. Eu particularmente dou muito valor quando ganho um desses mimos maravilhosos que nossos amigos nos ofereceram. Gosto de cuidar e preservar. A pessoa pensou em você, se dedicou horas para te agradar. É uma bela prova de amizade.

Este ano, ganhei de uma amiga, chamada Helena, uma toalha feita com tanto capricho e carinho, que não poderia deixar de agradecer através do meu site. Obrigada Heleninha, você é uma amigona e sei que sentirei a sua falta por aqui, mas como você é minha fã número um, como você mesmo diz, sei que estará conectada no meu blog.

Amigos! Esta pequena homenagem é para todos vocês que sempre estarão dentro do meu coração e não importa a distância ou tempo que ficamos sem nos vermos ou nos falarmos.

E neste dia do Amigo, agradeço a Deus por ter colocado em minha vida tantas pessoas boas e especiais que fizeram ou fazem parte do meu dia a dia.


Amigo. amiga...

Feliz Dia do Amigo

Que tal fazer um agrado para um amigo ou amiga? Aqui no blog tem algumas sugestões, senão para hoje, mas, quem sabe para aniversário, Natal. Até lá vou postar mais opções. Fique atento!

terça-feira, 16 de julho de 2013

Resina Endurecedora Caseira

termolina caseira
Bordado feito pela minha mãe,
D. Conceição.

Usada em diversos tipos de materiais.

bordado da ilha da madeira
Ultimamente muitos artesãos estão utilizando a Resina Endurecedora Caseira ou termolina caseira, como também é conhecida, em seus trabalhos artesanais. É excelente, porque além de endurecer diversos tipos materiais, cria uma película protetora em tecido, crochê e papel. Na madeira, protege e não modifica cor..

Antes, porém, uma receita para engomar bordados, feita com água e amido de milho que aprendi com a minha mãe, uma portuguesa, nascida na Ilha da Madeira. Ela fazia bordados lindíssimos em linho e, os engomava com uma goma caseira. Aplicava apenas uma vez, e o tecido ficava impregnado com essa goma. Depois, nas outras lavagens  não era necessário repetir o procedimento, bastava lavar o bordado à mão e passar a peça bem úmida. 

Vamos a receita da minha mãe: dissolva aproximadamente uma colher de sobremesa de amido de milho em um copo de água. Leve ao fogo mexendo até ferver para obter uma consistência de mingau bem ralo. Retire e deixe esfriar. Aplique sobre o bordado e passe com o tecido úmido.

O bordado fica durinho e impecável. Lindo mesmo! 

Agora voltando à resina ou termolina caseira. Eu encontrei esta receita no Culturamix. Fiz, achei fácil e bem apropriada para trabalhos manuais. Você faz em duas partes siga as explicações abaixo.

Você vai precisar de:

Para a Mistura nº 1
2 colheres de sopa de amido de milho
1 copo americano de água (200ml)

Para a Mistura nº 2

4 colheres de sopa de água filtrada
1 colher de sopa de álcool líquido
1 colher de chá de vinagre
4 colheres de sopa de cola branca tipo cascorex.

Modo de preparar:

Mistura nº1
Misture o amido de milho com a água filtrada. Mexa bem até dissolver. Leve ao fogo até engrossar como um mingau firme. Reserve e deixe esfriar. 


Mistura nº 2
Coloque os demais ingredientes, a cola, as colheres de água, o álcool e a colher de vinagre. Mexa bem.


Finalizando a resina caseira.

A seguir junte as duas misturas (1 e 2) e bata no liquidificador. Pronto a sua resina está finalizada. Guarde na geladeira.

O resultado em tecido é semelhante à termolina. Gostei, porque o tecido fica acetinado, não mancha e com menos brilho. No papel, ela endurece, deixando-o mais firme e você pode aplicar também em crochê, linha, etc. Fica ótimo.
Compartilhe conhecimento.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Como transformar uma caixa organizadora de pinus em um charmoso armário.

Armário multiuso
Amélia Loreto
A ideia surgiu quando fui comprar um armário para banheiro, a fim de presentear a minha nora Raquel. Como não achei nada que gostasse ou que coubesse no espaço disponível, resolvi pesquisar alternativas, foi quando encontrei uma caixa organizadora semelhante a um baú, em uma loja do tipo faça você mesmo. Foi assim que resolvi o problema, transformá-la em um armário de banheiro. Além de charmoso vai deixar o ambiente com um toque despojado. Vale lembrar que kits desse tipo, são facilmente encontrados em lojas de materiais de construção ou em grandes supermercados.

No caso especifico foi necessário primeiramente adaptar o móvel girando a peça 90º graus, mudando o sentido de abertura da tampa, da posição horizontal para a vertical, para isso foi necessário ajustar a posição das dobradiças e a colocação de um feixe de pressão para manter a porta fechada. Coloquei pés de rodinhas na parte que passou a ser a base do armário e para melhor aproveitamento do espaço interno, foi instalada uma prateleira.

A seguir repaginei  a peça, acrescentando novos detalhes: Pintei o armário de branco e sobre o tampo, fiz um trabalho aplicando pastilhas de vidro em tons de bege e branco.
A mesma ideia serve também para transformar ou modernizar armários usados. Eles ficarão como novos.

Material utilizado:

  • 1 Caixa organizadora.
  • 1 Prateleira.
  • 4 pés de rodinhas.
  • 1 feixe de pressão (para porta)
  • Tinta esmalte branca 
  • Pastilhas de vidro (tons bege e branco).
  • Adesivo PVA Extra
  • Rejunte branco.
  • Resina impermeabilizante

Alguns detalhes da transformação e o resultado você confere com as fotos.

Amélia Loreto
Figura 1 - Caixa Original

Amélia Loreto
Figura 2 - Caixa invertida na posição 90º com a instalação da prateleira e do feixe de pressão na porta.
Amélia Loreto
Figura 3 - Detalhe da fixação dos pés.











Amélia Loreto
Figura 4 - Pintura interna.
Amélia Loreto
Figura 5 - Pintura externa
Amélia Loreto
Figura 6 - Colagem das pastilhas.

Amélia Loreto
Figura 7 - Rejunte e aplicação de resina impermeabilizante.
Amélia Loreto
Figura 8 - Armário pronto para o uso.
Amélia Loreto
Figura 9 - Armário finalizado

Esse armário multiuso, como o próprio nome sugere, pode ser útil na lavandeira, 
na despensa, na cozinha, etc. 
A Raquel ainda não viu. Espero que goste. Pois, foi feito com muito carinho.